top of page

Tornar-se o piloto mais jovem a dar a volta ao mundo a bordo de um monomotor. Esse é o desafio que Walter Toledo, de apenas 20 anos, pretende realizar no prazo de 30 dias, percorrendo 11 países. Com essa viagem o brasileiro poderá entrar para o GuinessBook como o comandante mais jovem a fazer o 360º ao redor do planeta.

"Piloto 01"

“Não nos pergunte se somos capazes, dê-nos a missão.” Essa é a frase estampada na fuselagem do monomotor de prefixo PR-EBA, que partiu nessa terça-feira (3) do aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (93 km de São Paulo), com a missão de dar uma volta ao mundo em 20 dias.

A Expedição

Brasil - Voando Alto é, antes de tudo, uma iniciativa de superação, coragem e ousadia. Um desafio que exige determinação e total perseverança. Liderada pelo Comandante Walter Toledo, essa expedição 100% brasileira tocará o solo de Granada, Porto Rico, EUA, Canadá, Groelândia, Islândia, Escócia, Inglaterra, França, ​Alemanha e 8 aeroportos na Rússia, com retorno pelo Alaska, novamente Canadá, EUA, Porto Rico e Granada, concluindo o plano nas Antilhas Holandesas e voltando ao Brasil, por Santarém. De acordo com o
Plano de Voo, a saída do Brasil tem data marcada: dia 8 de julho de 2012, em Goiânia, com duração entre 24 e 30 dias para se completar toda a volta.

A expedição abre espaço para marcas que acreditam no potencial da nova geração e no empreendedorismo, uma vez que o feito simboliza as melhores analogias para quem pretende investir em negócios ou na própria carreira: planejar, decolar, voar alto e ultrapassar limites.

O Brasil estará identificado na aeronave, um modelo Piper Malibu Matrix, com detalhe da bandeira brasileira adesivado por toda a extensão da cauda e leme. Além do símbolo nacional, estarão estampados pelo corpo do avião os logotipos de empresas que acreditaram no projeto, incentivaram o piloto e investiram na expedição.



O avião



A aeronave utilizada na expedição é um monomotor fabricado pela PIPER, com motor de 350hp bi turbo, não pressurizado, com alcance de 1300 milhas náuticas (2.400km), altitude máxima de voo de 25 mil pés e capacidade para 6 pessoas. Com consumo horário de 72 litros por hora em voo de cruzeiro, o avião foi batizado com o nome de PIPER MALIBU MATRIX.

Voo Experimental

Em maio de 2012, foi realizado o voo experimental para a expedição Brasil - Voando Alto, com o intuito de realizar um check de logística de componentes técnicos e de aferição de autonomia da aeronave. Partindo de Campinas/SP, passou por Porto Alegre/RS e atravessou fronteira para o Uruguai, em Rivera.

Um voo em comando que chegou até a Argentina, em 2 aeroportos, o de San Fernando e o de Rivadavia, este dando permissão para se atingir o ponto máximo do plano de voo: as Ilhas Falklands. Foram 20 horas fundamentais de percurso, que indicaram números relevantes nos instrumentos, tanto para condições climáticas ao extremo quanto na localização perfeita em pleno voo sobre Oceano Atlântico.

Volta ao Mundo

PILOTO BRASILEIRO É O MAIS JOVEM A DAR A VOLTA AO MUNDO EM UM MONOMOTOR

11 países percorridos num total de 122 horas de voo.
No dia, 1º de setembro, o brasileiro Walter Toledo, pousou no Aeroporto dos Amarais em Campinas para completar com chave de ouro a sua missão.
Em  Miami, no dia 25 de agosto de 2012 com 20 anos de idade, o comandante Walter concluiu com êxito a sua volta ao mundo sagrando-se como o piloto mais jovem do nosso planeta a realizar esse desafio a bordo de um monomotor.

Embora tenha decolado de Campinas no dia 03 de julho, a contagem para o recorde só começou a partir da cidade de Miami, isso porque a organização responsável pela verificação dos recordes exige que na travessia sejam percorridos todos os meridianos da Terra. A viagem levou 45 dias (Miami a Miami).

 

Além de tornar-se o piloto mais jovem a completar a volta ao mundo, Toledo também o fez em menos tempo que o atual recorde, que é de 97 dias. Outra conquista do piloto foi tornar-se o primeiro piloto a atravessar uma grande parte do território russo em um monomotor.

Um dos pontos mais difíceis da viagem foi conseguir autorizações para abastecer com gasolina de aviação nos aeroportos russos. A legislação do país não permite a comercialização do combustível utilizado em aviões executivos, por isso foi necessário uma série de articulações com autoridades de Moscou para conseguir uma exceção. Contabilizando todas as 36 paradas para abastecimento foram consumidos 8540 litros de combustível durante toda a viagem.

 

Intitulada “Brasil Voando Alto”, a expedição foi uma iniciativa de superação, coragem e ousadia, ancorada pelo sentimento de “brasilidade”. Com essa viagem Walter Toledo pretende motivar os jovens a superarem seus próprios limites e também mostrar ao mundo o potencial do Brasil e do povo brasileiro. Para Toledo completar essa viagem é uma realização do país.
“Esse é um recorde mundial que não me pertence. Esse recorde é do Brasil. O piloto não é o Walter, o piloto é brasileiro”, completa.
A Gema Brasil foi a responsável por dar ao projeto Brasil Voando Alto todo o apoio “em terra” – o que envolve desde a captação de patrocínios e gestão dos conteúdos, até questões de logística e de tramites nos países.

Saneamento 100%


Durante a viagem o piloto também levou ao mundo uma mensagem em defesa do saneamento básico para todos os brasileiros. De acordo com o censo de 2010, no Brasil apenas 19 % da população tem seu esgoto tratado, o que significa que aproximadamente 157 milhões de brasileiros não tem acesso a saneamento básico.
 

Quase 20% dos brasileiros ainda não possuem água tratada, sobretudo nas periferias e zona rural. Nas áreas urbanas este índice de atendimento chega a mais de 90%. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada R$ 1,00 investido em saneamento são economizados R$ 4,00 na área de saúde.
 

O projeto Brasil Voando Alto é patrocinado pelo Grupo Equipav, que há mais de 50 anos atua no setor de infraestrutura e que detém a holding Aegea Saneamento, que comporta as concessões na área de saneamento nas seguintes localidades: Prolagos, no Rio de Janeiro (Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia), Águas Guariroba (Campo Grande, MS), Águas do Mirante (Piracicaba, SP), entre outras.

bottom of page