top of page

Walter Auada Botelho de Moraes Toledo, paulista de Ubarana/SP, é piloto com formação em voo privado e comercial. Apresenta mais de 540 horas de voo, incluindo 2 traslados dos Estados Unidos da América para o Brasil, sendo o primeiro em uma aeronave Baron-55 no ano de 2010 e o segundo em aeronave Malibu Matrix no ano de 2011.

Sua formação em Aeronáutica teve início em 2010, em cursos de pilotagem em linha aérea, helicóptero e, em fase final, em aeronave king-air C-90.

Em maio de 2012, realizou o voo experimental para a expedição Brasil - Voando Alto, em aeronave própria, modelo Piper Matrix onde, partindo de Campinas/SP, passou por Porto Alegre/RS e atravessou fronteira para o Uruguai, em Rivera. Um voo em comando que chegou até a Argentina, em 2 aeroportos, o de San Fernando e o de Rivadavia, este dando permissão para se atingir o ponto máximo do plano de voo: as Ilhas Falklands. Foram 20 horas fundamentais de voo, com o intuito de realizar um check de logística de componentes técnicos e de aferição de autonomia.

 

Aos 20 anos, Walter Toledo pretende ser o mais jovem piloto a dar volta 360° a bordo de um monomotor.

Um verdadeiro Sky Cowboy

Walter Toledo, o Piloto "Zero Um"

Comandante Walter Toledo 



Nascido em 04 de dezembro de 1991, em Lins (SP), Walter Auada Botelho de Moraes Toledo, conhecido como “Comandante 01” traz em sua essência o empreendedorismo e a precocidade na realização de seus planos.

Aos cinco anos de idade decidiu ser piloto de avião, tal como qualquer criança sonha em ser bombeiro, astronauta ou jogador de futebol - aspiração que pouca relevância teve naquele momento.

No entanto, assim como o pequeno Walter, a paixão pela aviação e o empreendedorismo cresciam. Com apenas 14 anos começou seus negócios no interior de São Paulo e, aos 16 já fazia curso de pilotagem de aeronaves em Campinas, aguardando ansiosamente a sua maioridade para voar sozinho.

Graças à sua determinação, no dia em que completou seu décimo oitavo aniversário Walter Toledo fez seu primeiro voo solo. É assim que planeja sua vida: para não perder tempo.

Sempre com objetivo de empreender e realizar, o piloto aprendeu que na vida é essencial a dedicação e o planejamento. Admirador dos procedimentos das forças armadas, ele desenvolveu raízes de brasilidade e patriotismo.

Parte de uma geração conhecida por simplesmente viver o momento e se relacionar nas redes sociais, o comandante se difere por preferir estudar a história do nosso país e de outros que sofrem ou promovem influências no Brasil e no mundo.

Indignado com a falta de confiança de sua geração em planejar e realizar projetos grandiosos, aos 19 anos idealizou um projeto: o de fazer uma volta ao mundo com um avião monomotor.

Como tudo em sua vida precisa acontecer rápido, precisou de apenas 5 meses de estudos e planejamento para em julho de 2012,  já com 20 anos, decolar de Campinas para Goiânia e daí, ganhar o mundo - passando por 11 países e tornando-se uns dos primeiros a cruzar o território russo com esse tipo de aeronave.

Mais que isso, pulverizou o recorde que pertencia a um jamaicano completou a viagem ao redor do mundo aos 23 anos, no prazo de  97 dias. Nosso piloto realizou o mesmo feito em 45 dias e com apenas 20 anos de idade. Mais que o recorde, o comandante Walter valorizou o seu sentimento de ser brasileiro e de ser forte o suficiente para superar todos os revezes que são inerentes a um projeto tão audacioso como este.

Nascido em Lins numa família que acredita, apoia e confia em sua dedicação e espírito de luta, venceu barreiras, e agora entra para a galeria dos brasileiros que escreveram seus nomes na honrosa história brasileira e que instigam as pessoas a acreditar em si mesmas e sair para a vida no caminho de Deus.

Enquanto aguarda a homologação de seu recorde pela comunidade aeronáutica internacional e pelo Guiness Book, Walter dará continuidade ao Curso de Aviação Civil em São Paulo, mas certamente já está apto a ministrar aulas sobre determinação, perseverança, competência e superação para todos nós, brasileiros.

bottom of page